MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Farois Suplementares (Hella)

+11
artur
Bastardinho
Sérgio Castro
pipeeee
YesterdayAdventure
mouse
freddy_krueger
enogueira
Africa Twin
RuiSilva
caxi
15 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sex Dez 11, 2009 11:31 am

caxi escreveu:o porquê já expliquei, pelo menos o nosso. e dá jeito no campismo lol Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
santa

Para o campismo, aconselho-te uma coisa mais maneirinha que até podes levar para trás dos arbustos quando for a hora da mijoquinha (mais difícil e até inconveniente com os teus faróis de longo alcance)... Twisted Evil Wink

caxi escreveu:
em relação ás dioptrias, é a hipermetropia, é uma doença dos olhos, devido a estes serem mais pequenos, fazendo com que as imagens sejam focadas atrás da retina e não na retina como no olho normal. Estas pessoas, ao contrário dos que têm miopia, vêm mal ao perto e bem ao longe.A hipermetropia ligeira, pode passar despercebida nas crianças e adultos porque estes têm uma boa capacidade de acomodação.

ora ...este é o meu pequeno problema, e que se vive mais ou menos bem com ele
posso estar sem oculos que vejo tudo bem, tou é a ficar velha e pois claro, tudo piora.
por isso as luzes dão uma ajuda nas piores situações.
santa


Ok, obrigado pela explicação! Creio que entendi. Mas então, e à luz do que explicas abaixo (que usas faróis auxiliares e não de nevoeiro), se vês bem ao longe devias ter necessidades de iluminação a "longa distância" semelhantes a qualquer um de nós. Não sei que faróis auxiliares tens, mas normalmente estes são de longa distância (dos que encandeiam e são perigosos quando usamos ao cruzar com outro veículo), ao contrário dos de nevoeiro que têm características específicas de um espalhamento mais amplo do feixe de luz, feitos para iluminar bem "ao perto" e montado geralmente numa posição baixa nos veículos.

Tá claro que se usas "bem", ou seja, ligam APENAS com os máximos, tudo OK, se te dão mais conforto.

caxi escreveu:
ahhhhhhh mas há uma coisa que se calhar tu não entendeste, estas luzes não são de nevoeiro, são um género de auxiliares.
santa


Não tinhas sido explícita, mas eu deduzi pelo que escreveste. Como disse atrás, se não usas ao cruzar com outros à noite, estás absolvida da acusação de motorbike killer. Very Happy O melhor (nos carros é a única forma de passarem nas inspecções) é as luzes estarem ligadas ao circuito dos máximos e só ligam quando os máximos ligam.

RuiSilva escreveu:
Ora bem... Vou começar eu a dar a minha posta de pescada ao Sr. Invisivel Twisted Evil

Não me ofenda, Sr. Administrador, não sou invisível, sou um fantasma. É bem diferente. Wink

RuiSilva escreveu:
O Fred até arranjou umas luzes de Leds, compradas aqui por mim, porque vou colocar na minha moto à frente e atrás por uma questão simples. Segurança. Ainda não foram colocadas porque procuro um interruptor, e apenas vou utilizar estes leds em caso de nevoeiro. Ando diariamente de moto como sabes, inclusive auto-estrada, podendo afirmar que ter que fazer a estrada do Freixo (sem iluminação alguma) num dia de nevoeiro é assustador! A colocação de leds adicionais é para ser activada apenas em dias de nevoeiro com má visibilidade, pela "simples" razão que se este acessório de 15€ evitar levar uma pantufada não me importo nada de o ter. Compreendo contigo quando se fala na "árvore de Natal", pois em dias sem nevoeiro os faróis de nevoeiro chegam mesmo a cegar o que pode causar acidentes.

Este é o argumento habitual (segurança), inocente e bem intencionado quando é posto assim e se não for nada que possa causar situações perigosas. Já te perguntaste se esses 15 euros não serão muito melhor empregues a pagar uma rodada de mines aos amigos? Very Happy É que não só é plausível como é bem possível!

Eu sei que ainda não montaste os bichos na moto, mas tens alguma garantia que de facto vês melhor e és melhor visto no nevoeiro com esses leds? Uns faróis de nevoeiro eficazes não são qualquer lanternazinha que se pendura nos ferros da moto (ou do carro). Têm características específicas, como a forma de dispersar a luz e o tipo de lâmpada e não é indiferente a posição onde se montam. Experimenta olhar para a luz no nevoeiro, afasta-te e constata qual as luzes que deixas de ver primeiro (no caso das de trás) e se há melhoria da visibilidade (com as da frente). O conforto psicológico de se pensar que se vai mais seguro com uns leds também conta (não muito, mas qualquer coisinha), mas continuo a pensar se não serão melhores as mines aos amigos, mesmos que sejam invisíveis? Smile

Finalmente: normalmente o pessoal tem o bom senso de desligar luzes de longo alcance (auxiliares) quando em cruzamento. As luzes de nevoeiro são (no meu caso, pelo menos) a maior praga, e talvez ainda piores quando o anormal vem atrás. Se chover, é uma m*rda quando vêm de frente. Se alguém não tiver pensado nisto e quiser fazê-lo pode ler por exemplo, o texto que vou postar abaixo.
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sex Dez 11, 2009 11:32 am

So What Are Fog Lights Actually For?

Drive anywhere in Ireland in the dark, and you will notice the phenomenon of drivers using their front fog lights when there is no fog. Perhaps they do not realize they have them on, perhaps they think they make their car look cool, or perhaps they genuinely think it makes driving safer, but a brief analysis of the performance of these lights, and how our eyes work, may make you think twice about using them in anything but fog in the future.

A fog light is designed for use in conditions of significantly reduced visibility, and is used to show you the edges of the road, the lane markings, and the immediate foreground, so you can see your way safely at reduced speeds. A good fog light outputs a wide, bar-shaped beam of light with a sharp horizontal cutoff at the top of the beam, and minimal upward light above the cutoff.

Firstly, what are the disadvantages to you, the driver, in driving with your fog lights on when there’s no fog? You may think you can see better with them on, but in clear conditions more foreground light is not a good thing, it's actually a bad thing. Some foreground light is necessary so you can use your peripheral vision to see where you are relative to the road edges, the lane markings and that pothole 10 feet in front of you. But foreground light is far less safety-critical than light cast well down the road into the distance, because at any significant speed (much above 40 kmph), what's in the foreground is too close for you to do much about. In other words, if you can see it with your fog lights, you’re going to hit it! If you increase the foreground light, your pupils react to the bright, wide pool of light by constricting, which in turn substantially reduces your distance vision. It's insidious, because high levels of foreground light give the illusion, the subjective impression, of comfort and security and "good lighting", even though you actually can’t see as far down the road as with your fog lights switched off.

Secondly, what about the effect of fog lights on other road users? Well, a lot of fog lights on the market do not have correct beam patterns, or are not adjusted correctly, and cause a lot of glare for other road users when used in clear conditions. Also, a common misconception is that fog lights should be used when it is raining, but their extra downward light hitting a road surface shiny with water creates high levels of reflected glare for other drivers. Since we're all "other drivers" to everybody else on the road, it's well to think of roadway safety as a cooperative effort. In most driving situations, fog lamps are neither useful nor necessary, but more people use their fog lamps when the prevailing conditions don't call for their use, than use them when the conditions do call for their use.

It should also be noted that a lot of the factory-installed or dealer-optional fog lamps, and a great many aftermarket units, are essentially useless as fog lights, as many of them are too small to produce enough light to make a difference, produce beam patterns too narrow to help, lack a sufficiently-sharp cutoff, may actually be driving lights - with a spotlight beam pattern, or throw too much glare light into the eyes of other drivers, no matter how well they are aimed. The industry also needs to look at the example they are setting for road users in the promotion and design of their cars. It is common practice to show launch pictures of a new car with its fog lights switched on, promoting the practice further, and the novel design of the sidelights on some modern cars, such as the Audi A5 and BMW 5-series, encourages drivers to put off using their dipped beams for as long as possible to show them off, even though they can’t see where they are going! This often then prompts the driver to use the fog lights instead, thus committing the double crime of driving with no lights suitable for seeing objects in the distance, and also ruining their night distance vision with the glare just in front of their car.

Your car doesn’t look cool because it has its fog lights on, and glare is dangerous, so do yourself and everyone a favour: choose them carefully, aim them properly, use them thoughtfully, and leave them off except when they're genuinely necessary.


----
in http://no_oblogation.blogspot.com/2008/12/so-what-are-fog-lights-actually-for.html
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  Sérgio Castro Sex Dez 11, 2009 11:34 am

YesterdayAdventure escreveu:
Já te perguntaste se esses 15 euros não serão muito melhor empregues a pagar uma rodada de mines aos amigos? Very Happy É que não só é plausível como é bem possível!

Esta foi a melhor frase de todas.

A partir daqui já não li mais nada lol!

P.S. - Já só faltam 397
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  RuiSilva Sex Dez 11, 2009 5:58 pm

Sérgio Castro escreveu:
YesterdayAdventure escreveu:
Já te perguntaste se esses 15 euros não serão muito melhor empregues a pagar uma rodada de mines aos amigos? Very Happy É que não só é plausível como é bem possível!

Esta foi a melhor frase de todas.

Até posso pagar uma rodada de mines aos amigos... mas só pago aos amigos VISÍVEIS Very Happy Very Happy Very Happy
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sex Dez 11, 2009 7:42 pm

RuiSilva escreveu:
Sérgio Castro escreveu:
YesterdayAdventure escreveu:
Já te perguntaste se esses 15 euros não serão muito melhor empregues a pagar uma rodada de mines aos amigos? Very Happy É que não só é plausível como é bem possível!

Esta foi a melhor frase de todas.

Até posso pagar uma rodada de mines aos amigos... mas só pago aos amigos VISÍVEIS Very Happy Very Happy Very Happy

Não fiques tão sorridente. Acho que isso se arranja (as coisas que um fantasma faz pra não morrer à sede...)! lol!
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sáb Dez 12, 2009 5:24 am

Resumindo a situação: três respostas até ao momento. Sad Muito fraco, mas apesar de tudo melhor do que noutro fórum onde postei as mesmas preocupações e ninguém respondeu.

Segundo as descrições, não há ninguém irresponsável, como aqueles que eu ou a Caxi esmurraríamos de boa vontade. Mas... mesmo assim estou oficialmente de beicinho pois descobri que tenho três amigos que gastam dinheiro em enfeites que por alguma razão gostam de pensar lhes dão segurança, em vez de cuidarem dos amigos. Sad É duro, muito duro, mas não é irremediável. Todavia vai sair-vos caro: o preço para o Rui é uma grade de mines, para o Freddy uma francesinha naqueles sítios fixolas que ele conhece e para a Caxi metade de uma torta de cenoura.

Dois motivos até agora invocados: a segurança (Caxi e Rui) - absolutamente nada convincentes e o Freddy que mais ou menos confessou que gosta de enfeitar a moto (percebi bem Freddy? Wink )

Mais alguém quer responder?
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  RuiSilva Sáb Dez 12, 2009 7:43 am

Irra que é chato o Casper!

Para quem o Fred que tem uma moto cegueta não vai servir de muito pois o raio dos leds não ilumina, mas permite ser visto com mais facilidade. Compreendo o objectivo dele. Para mim apenas quero utilizar os leds em alturas com nevoeiro para me "tranquilizar" que sou visto com mais facilidade. É que já me bateram na moto por trás uma vez (porque parei numa passadeira para uma senhora atravessar a estrada) e não gostei da sensação... Se os ledzitos evitarem outra considero um excelente investimento
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  Bastardinho Sáb Dez 12, 2009 9:35 am

Já estive para dar a minha opinião mas... não! Assim ficamos todos mais bem dispostos e eu, não tenho de chamar pelo "Gregório".
Mas não, isto é para participar!
As luzes são como tudo na vida, dependem da intensidade com que as usamos e da sensibilidade com que, quando na outra posição, as recebemos.
Há, quem ande sempre de mínimos e tenha dificuldade em receber os máximos, há ainda quem chame aos mínimos, máximos e há quem ande de máximos e não tolere os mínimos.
Hoje em dia, em algumas estradas só ando de dia, que é por causa do "cheiro das tintas".
Mais vale ser, como é mesmo? Conservador. Olhem que é um bom conselho que li... por aqui.
Por mim, até ontem chegava-me bem um farol e um farolim. Depois de ler este post, talvez ponha mais alguns faróis e luzes de presença para ser visto ao longe.
abraço... que cumprimentos já não se usa.
Luís Řehoř (Gregório) Fernandes

Bastardinho
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 17
Idade : 60
Data de inscrição : 06/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  caxi Sáb Dez 12, 2009 12:28 pm

YesterdayAdventure escreveu:Resumindo a situação: três respostas até ao momento. Sad Muito fraco, mas apesar de tudo melhor do que noutro fórum onde postei as mesmas preocupações e ninguém respondeu.(...)
Dois motivos até agora invocados: a segurança (Caxi e Rui) - absolutamente nada convincentes e o Freddy que mais ou menos confessou que gosta de enfeitar a moto (percebi bem Freddy? Wink )

Mais alguém quer responder?

tu tens que compreender, que eu não tou aki pra convencer ninguém, tenho as minhas ideias como qq outro que anda por aí, aliás o carlos é qu quis por as luzes e eu fiquei toda contente por achar que ia ter mais iluminação no caso de se considerar necessário, não sei que motas tens, e se a tua iluminação te é suficiente, mas depois desta conversa toda, acho que sim, fico contente por ti por não achares necessária mais, eu qualquer coisinha é bem vinda em situações de pouca iluminação, dá jeito, muito jeito, em relação a certas quantidades de luzes que se colocam aí nas motas, lamento mas a minha opinião pra mim fica, pois cada um é dono da sua mota e faz com ela o que quer, na minha ninguém manda, como tal tb não opinarei sobre o que cada um quer fazer, muitas ou poucas luzes ou luzinhas, liberdade de expressão, até aí deve ser levada em conta!
por isso deves, aí ter tb um pouco de senso no sentido de que na tua ninguém dirá o que fazeres com ela. por isso, convencer-te a por luzes nunca foi o meu intuito, acho que nem de ninguém aqui, mas falo só por mim, portanto se vês bem á noite e a tua mota te dá a iluminação que precisas, axo que na realidade o dinheiro será bem mais gasto nas tais minis!
conta com uma pra mim! bem...uma axo pouco.... drunken drunken santa
caxi
caxi
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 796
Idade : 49
Localização : Lisboa
Moto do momento : Triumph Tiger 1050 2009
Data de inscrição : 21/07/2008

http://amar-entre-os-livros.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sáb Dez 12, 2009 2:40 pm

É pá, espero não molestar ninguém! Smile Fiz uma simples pergunta sobre uma coisa que me intriga e estava simplesmente a reunir as respostas e a pensar alto. Eu sei que vocês não me querem convencer. Sou eu que gostava de ser convencido a fazer uma melhor escolha do que a actual, que me permitisse verdadeiramente estar mais seguro. Estava simplesmente a constatar que até agora nenhuma das respostas me demonstrou que ficarei melhor. Estou muito agradecido a todos os que perderam o seu tempo a responder! cheers

RuiSilva escreveu:Irra que é chato o Casper!

Para quem o Fred que tem uma moto cegueta não vai servir de muito pois o raio dos leds não ilumina, mas permite ser visto com mais facilidade. Compreendo o objectivo dele. Para mim apenas quero utilizar os leds em alturas com nevoeiro para me "tranquilizar" que sou visto com mais facilidade. É que já me bateram na moto por trás uma vez (porque parei numa passadeira para uma senhora atravessar a estrada) e não gostei da sensação... Se os ledzitos evitarem outra considero um excelente investimento

Aconteceu-me exactamente o mesmo que a ti: parei numa fila de trânsito e o gajo de trás bateu-me. A única consequência: as malas da Pan partidas. O seguro do gajo pagou. O gajo estava simplesmente distraído; nenhumas luzinhas mágicas me teriam valido. No teu caso não dás qualquer argumento que mostre que os leds te teriam valido. Se os leds são mais fraquinhos do que as luzes normais (não pode ser de outro modo) não vejo como te poderiam ter ajudado a evitar a má experiência.

Aquilo que te tentei dizer e podes encontrar em vários artigos é que uns leds quaisquer fraquinhos não só não servem para iluminar melhor (como dizes) como também não te dão quaisquer garantias de "seres melhor visto" no nevoeiro. Para além disso não têm as características que uma luz de nevoeiro deve ter (apontar para baixo e dispersar a luz num ângulo mais largo, entre outros). Por isso disse que (para mim, obviamente) tais "luzinhas seriam inúteis". Foi por isso que reclamei uma mine. Very Happy Wink

Bastardinho escreveu:Já estive para dar a minha opinião mas... não! Assim ficamos todos mais bem dispostos e eu, não tenho de chamar pelo "Gregório".
Mas não, isto é para participar!
As luzes são como tudo na vida, dependem da intensidade com que as usamos e da sensibilidade com que, quando na outra posição, as recebemos.
Há, quem ande sempre de mínimos e tenha dificuldade em receber os máximos, há ainda quem chame aos mínimos, máximos e há quem ande de máximos e não tolere os mínimos.
Hoje em dia, em algumas estradas só ando de dia, que é por causa do "cheiro das tintas".
Mais vale ser, como é mesmo? Conservador. Olhem que é um bom conselho que li... por aqui.
Por mim, até ontem chegava-me bem um farol e um farolim. Depois de ler este post, talvez ponha mais alguns faróis e luzes de presença para ser visto ao longe.
abraço... que cumprimentos já não se usa.
Luís Řehoř (Gregório) Fernandes

Tenho muita pena de não ter conseguido entender a razão pela qual agora "viste a luz" e preferes mais faróis. Shocked Não me considero ajudado, mas mesmo assim, agradeço o esforço. sunny

caxi escreveu:
tu tens que compreender, que eu não tou aki pra convencer ninguém, tenho as minhas ideias como qq outro que anda por aí, aliás o carlos é qu quis por as luzes e eu fiquei toda contente por achar que ia ter mais iluminação no caso de se considerar necessário, não sei que motas tens, e se a tua iluminação te é suficiente, mas depois desta conversa toda, acho que sim, fico contente por ti por não achares necessária mais, eu qualquer coisinha é bem vinda em situações de pouca iluminação, dá jeito, muito jeito, em relação a certas quantidades de luzes que se colocam aí nas motas, lamento mas a minha opinião pra mim fica, pois cada um é dono da sua mota e faz com ela o que quer, na minha ninguém manda, como tal tb não opinarei sobre o que cada um quer fazer, muitas ou poucas luzes ou luzinhas, liberdade de expressão, até aí deve ser levada em conta!
por isso deves, aí ter tb um pouco de senso no sentido de que na tua ninguém dirá o que fazeres com ela. por isso, convencer-te a por luzes nunca foi o meu intuito, acho que nem de ninguém aqui, mas falo só por mim, portanto se vês bem á noite e a tua mota te dá a iluminação que precisas, axo que na realidade o dinheiro será bem mais gasto nas tais minis!
conta com uma pra mim! bem...uma axo pouco.... drunken drunken santa

Sim, eu entendi que não queres convencer ninguém. Very Happy Eu é que estava a desabafar com todos o meu lamento por ninguém me ter mostrado uma opção mais segura.

caxi escreveu: lamento mas a minha opinião pra mim fica, pois cada um é dono da sua mota e faz com ela o que quer, na minha ninguém manda, como tal tb não opinarei sobre o que cada um quer fazer, muitas ou poucas luzes ou luzinhas, liberdade de expressão, até aí deve ser levada em conta!
conta com uma pra mim! bem...uma axo pouco.... drunken drunken santa

Estamos aqui numa amena cavaqueira, pela parte que me toca, e eu a pensar alto em como me podem ajudar a perceber certas coisas. Smile

Lembra-te da "liberdade de expressão" quando vier alguém de frente para ti com luzes altas, auxiliares ou não, ou um gajo com luzes de nevoeiro sem que esteja nevoeiro e à chuva... Rolling Eyes Isso do "cada um faz como quer" tem os seus limites. Se cumprires a lei podes enfeitar a tua à vontade... mas eu reclamo na mesma a minha torta de cenoura. Very Happy Mas se não cumprires terás que desmontar a árvore de Natal para não te colocares nem os outros em risco.

caxi escreveu:
conta com uma pra mim! bem...uma axo pouco.... drunken drunken santa


Conto sim senhor, com as que quiseres, desde que a seguir não vás conduzir a árvore de Natal! Smile E tu não te esqueças de trazer essa torta deliciosa! Smile

Alguém poderá finalmente ajudar-me a perceber porquê? Será que tenho que prometer um prémio?
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  freddy_krueger Dom Dez 13, 2009 1:50 am

Bem...chamem-me corninhos, arvore de natal...and so on...

Mas os leds como função de mínimos funcionam!
E mesmo como farois adicionais funcionam (meus estão a fazer uma diagonal baixa e iluminam os 3/4 da frente que os médios já não iluminam, bem junto à moto (ilumina entre os 2/15m em diagonal)...acho que podem dar muito jeito em nevoeiro, mas o valor acrescentado parece-me mesmo ser quando vamos em fila...a diagonal vai chamar a atenção dos "enlatados"...muito mais que os médios.

Quanto a uma tal francesinha..pega na today e vem cá que eu pago uma francesinha em troca duma (grande) voltinha de micro (hiperfantástico) aspirador Razz. Não precisavas vir postar...basta avisares e apareceres Smile

(p.s.já só faltam 5)
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  Sérgio Castro Dom Dez 13, 2009 7:15 am

freddy_krueger escreveu:Bem...chamem-me corninhos, arvore de natal...and so on...

Mas os leds como função de mínimos funcionam!
E mesmo como farois adicionais funcionam (meus estão a fazer uma diagonal baixa e iluminam os 3/4 da frente que os médios já não iluminam, bem junto à moto (ilumina entre os 2/15m em diagonal)...acho que podem dar muito jeito em nevoeiro, mas o valor acrescentado parece-me mesmo ser quando vamos em fila...a diagonal vai chamar a atenção dos "enlatados"...muito mais que os médios.

Quanto a uma tal francesinha..pega na today e vem cá que eu pago uma francesinha em troca duma (grande) voltinha de micro (hiperfantástico) aspirador Razz. Não precisavas vir postar...basta avisares e apareceres Smile

(p.s.já só faltam 5)

Até que pode ser mas aquilo ficou assim um pouco para o duvidos, isto se me faço entender Twisted Evil
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Dom Dez 13, 2009 8:50 am

Sérgio, não sejas assim, pá. Razz Estamos a ter uma conversa séria sobre a utilidade (e dos perigos) das "luzinhas" nas motos! Smile

freddy_krueger escreveu:Bem...chamem-me corninhos, arvore de natal...and so on...

[...]

Quanto a uma tal francesinha..pega na today e vem cá que eu pago uma francesinha em troca duma (grande) voltinha de micro (hiperfantástico) aspirador Razz. Não precisavas vir postar...basta avisares e apareceres Smile

Freddy, "árvore de Natal" é como eu gentilmente me meto com o pessoal RESPONSÁVEL, alguns amigos, como tu, que gosta de enfeitar as motos com coisas que não têm qualquer utilidade real, embora muitos gostem de se convencer que serve para alguma coisa mais do que um enfeite. Na minha perspectiva, claro, que tenho tentado verter aqui em voz alta.

Vocês são duros, rapazes, e não páram de me pôr condições para me oferecerem as mines e francesinhas a que legitimamente, como amigo ofendido, tenho direito! Very Happy

O meu comentário à tua argumentação:

freddy_krueger escreveu:
Mas os leds como função de mínimos funcionam!

Se os teus ledezitos têm uma intensidade semelhante aos mínimos de um veículo, não têm utilidade real para a circulação mais do que como luzes de parking. Para assinalar a tua presença já tens as luzes de médios normais da Fazer, que o fazem muito melhor (mesmo insatisfatórias).

freddy_krueger escreveu:
E mesmo como farois adicionais funcionam (meus estão a fazer uma diagonal baixa e iluminam os 3/4 da frente que os médios já não iluminam, bem junto à moto (ilumina entre os 2/15m em diagonal)...

Se são luzes com uma intensidade típica de mínimos, não consigo perceber como podem funcionar como "faróis adicionais" (partindo do princípio que os faróis servem para vermos melhor a estrada). scratch

Se esses leds fraquinhos estão apontados para a zona logo à frente da moto, em condições normais de visibilidade, a circular normalmente em estrada, não percebo como te podem melhorar a antecipar as manobras da mesma forma que uns médios (mesmo fatelas como os da Fazer) já fazem.

Se esses leds tiverem alguma intensidade maior do que a típica de mínimos (a aproximar-se de uma intensidade típica de médios), não só não têm benefícios para ti, como podem ser extremamente perigosos e nocivos para a tua segurança, ao contrário do que pareces pensar. E explico porquê. Ao projectares luz com alguma intensidade para a zona da estrada imediatamente à tua frente obrigas as pupilas dos teus olhos a adaptarem-se e a contrair-se um pouco. E quando isto acontece, a tua visibilidade à distância que é importante que vejas bem para antecipar as manobras, vai ser menor. Podes até ter a ilusão de teres a estrada bem iluminada, mas na verdade só estarás eventualmente a ver melhor a zona mesmo em frente a ti, onde, a velocidades normais se vires um obstáculo com estas luzes já não o podes evitar à distância a ques estás. Na verdade estás perigosamente a perder visibilidade na zona que é importante que vejas, mais ao longe, porque as tuas pupilas estão a deixar entrar menos luz.

O mesmo está claramente explicado no textozito inglês que postei acima. Se alguém quiser, um dia faço uma demonstração deste efeito numa DR 350; já passei por problemas destes sem nunca lá ter pendurado nenhuma "luz auxiliar"!

As boas notícias é que no teu caso, se as tuas luzinhas tiverem uma certa intensidade, os teus problemas de visibilidade deverão diminuir assim que as desligares. Vende-las nos leilões e com a receita pagas-me a tal francesinha! Very Happy

Vocês preocupam-me, pá, porque podem andar a brincar com coisas perigosas para a vossa segurança e andar bem convencidos do contrário!

freddy_krueger escreveu:
acho que podem dar muito jeito em nevoeiro,


Porquê? A luzes de nevoeiro têm que ter alguma intensidade para serem eficazes e só são úteis se dispersarem bem a luz num ângulo largo. Não tou a ver os teus leds, mas normalmente os leds têm um foco estreito e se assim for são totalmente inúteis como luz para ver melhor no nevoeiro, mesmo que tenham a intensidade correcta para esse fim.

freddy_krueger escreveu:
a diagonal vai chamar a atenção dos "enlatados"...muito mais que os médios.


Não entendi. Em condições de nevoeiro, é isso? Se são fraquinhas, quando conseguirem ver as tuas "diagonais" já viram os teus médios antes seguramente. No nevoeiro o que assinala a presença de um veículo é a presença de luz, não são "diagonais".

E eu continuo a aguardar uma boa explicação para as luzinhas (outra que não seja "moda" e a "epoca natalícia" Wink ). Mais alguém quer contribuir?
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  Sérgio Castro Dom Dez 13, 2009 9:18 am

Fraquinhas?

Aquilo via-se a mais de 500mts de distância lol!

Mas também convenhamos, o Fred diz que até vê melhor porque tem o farol de médio direccionado para as placas de informação superior nas estradas lol! lol! lol!
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  RuiSilva Dom Dez 13, 2009 9:24 am

Ó Yesterday, já alguma vez ficaste sem médios? Eu já... e as minhas luzes de mínimos até metiam nojo pois não sou visto nem a 5 metros... Por acaso só estava a 2km de casa, e vim devagarinho com 4 piscas ligados e sempre a dar sinais de luzes com máximos... Os leds tinham ajudado!

PS: A moto do Fred não é árvore de Natal. O nome dela é Bia - a borboleta flower
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  Sérgio Castro Dom Dez 13, 2009 9:25 am

RuiSilva escreveu:

PS: A moto do Fred não é árvore de Natal. O nome dela é Bia - a borboleta flower

Agora é que eu digo que aquilo está cada vez mais apanisgado lol!
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Dom Dez 13, 2009 9:42 am

RuiSilva escreveu:Ó Yesterday, já alguma vez ficaste sem médios? Eu já... e as minhas luzes de mínimos até metiam nojo pois não sou visto nem a 5 metros... Por acaso só estava a 2km de casa, e vim devagarinho com 4 piscas ligados e sempre a dar sinais de luzes com máximos... Os leds tinham ajudado!

Finalmente! É o primeiro argumento de utilidade dos leds que leio aqui! Situação de emergência! cheers Eu tenho duas lanternazinhas de leds na bicicleta, que prendo no braço ou na bicla com um clip, quando a noite me surpreende no regresso a casa depois de uma voltinha.

Sim, já fiquei sem médios e tive mesmo que fazer parte de uma viagem só com mínimos e máximos (só um dos filamentos queimou e os máximos estavam ok). Desde este dia ando normalmente com uma lâmpada sobressalente, o que me parece uma solução MUITO melhor do que os leds, pois para além de ser uma luz "à homem" Wink , com a diferença de preço da minha solução para o das luzinhas de Natal, posso oferecer umas mines aos amigos! Very Happy

[e não me parece dramático ficar sem médios durante dois kms em cidade Wink ]

RuiSilva escreveu:
PS: A moto do Fred não é árvore de Natal. O nome dela é Bia - a borboleta flower

Sabemos bem como o Freddy chama à sua querida nos momentos íntimos. Mas é normal não se tratar as esposas dos amigos pelos mesmos nomes carinhosos que estes lhes dirigem!... Wink Very Happy Ele é um bom amigo e percebeu o sentido da minhas palavras. Espero, para seu próprio bem, ter percebido também o perigo que estas "brincadeiras" podem ter quando não pensamos nelas o suficiente.
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  caxi Sex Jan 22, 2010 7:55 am

desculpem mas não resisti a vir aqui por um bocadinho de lenha na fogueira quando me deparei com este acessório imprescindível....
achei que era a cara do freddyFarois Suplementares (Hella) - Página 2 Helmet-lights


deixo aqui o link para encomendarem...
http://www.atvstyle.com/index.php/helmet-lights-for-atvs-and-snowmobiles

iluminação nunca é demais... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
caxi
caxi
Cinquentinha
Cinquentinha

Número de Mensagens : 796
Idade : 49
Localização : Lisboa
Moto do momento : Triumph Tiger 1050 2009
Data de inscrição : 21/07/2008

http://amar-entre-os-livros.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sex Jan 22, 2010 8:15 am

Se algum de vocês, meus amigos, compra/instala/se_enfeita com uma coisa destas, nunca mais assenta o traseiro numa soberba moto, aparentada da melhor moto do mundo, de que se anda aqui a falar, a Honda Cub.

Ainda bem que reabres este tópico, Caxi, pois é uma boa desculpa para fazer o resumo da situação:

1) NINGUÉM apresentou uma razão minimamente válida (que responda a uma verdadeira necessidade) para enfeitar a moto com luzes.

2) o Rui Silva apresentou a mais tímida aproximação de uma resposta aceitável: uso como lanternas de emergência. De qualquer modo ofereço-me para lhe emprestar a luzinha com que ando no bolso quando ando de bicicleta e sou apanhado pela noite a meio.
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  artur Sex Jan 22, 2010 9:07 am

Eu viajei uma vez com um sujeito de outro forum que tem essas luzes adicionais e para mim foi um tormento. Ou o tipo ia à frente sempre, ou quando ia atrás de mim eu tinha de virar os espelhos pois não aguentava aquilo. Uma m* do caraças.

A Transalp tem uma iluminação de montão de bosta. É realmente preciso mudar aquilo, meter uns farois de xenon ou assim. Mas na Varadero nunca senti falta de iluminação extra.

Quanto aos leds traseiros aí já não sei se concordo com o Casper. Umas boas fitas reflectoras sejam suficientes.
Eu acho é uma parvoeira as top cases e as malas laterais não virem logo de origem com um material super-reflector.
artur
artur
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 265
Idade : 58
Moto do momento : Varadero 2003
Data de inscrição : 10/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sex Jan 22, 2010 9:20 am

artur escreveu:Eu viajei uma vez com um sujeito de outro forum que tem essas luzes adicionais e para mim foi um tormento. Ou o tipo ia à frente sempre, ou quando ia atrás de mim eu tinha de virar os espelhos pois não aguentava aquilo. Uma m* do caraças.

EXACTAMENTE o que me acontece a mim. Não é só uma m*rda do caraças, é extremamente perigoso, arrisco mesmo a dizer, uma prática criminosa que perdura por falta de regulamentação, fiscalização e falta de bom senso (para não dizer outras coisas, em alguns casos). Em tempo seco ainda se aguenta, mas com chuva, o brilho adicional da reflexão no chão molhado e a diminuição da visibilidade por causa da viseira molhada... Quando vêm de frente, à chuva, com faróis adicionais ou de nevoeiro, ou leds diagonais ou o diabo a sete, é o mesmo pesadelo.

artur escreveu:
A Transalp tem uma iluminação de montão de bosta. É realmente preciso mudar aquilo, meter uns farois de xenon ou assim. Mas na Varadero nunca senti falta de iluminação extra

É verdade que a iluminação da Transalp não é grande m*rda. Mas mesmo assim melhor do que a DR 350, em que já viajei para Lx à noite várias vezes... Mas estou em crer que há outras soluções sem ser pôr faróis adicionais mal ou nada regulados de forma a não serem perigosos.

artur escreveu:
Quanto aos leds traseiros aí já não sei se concordo com o Casper. Umas boas fitas reflectoras sejam suficientes.
Eu acho é uma parvoeira as top cases e as malas laterais não virem logo de origem com um material super-reflector.

Tudo o que não for mais intenso do que as luzes de presença está ok, quanto a mim. Material reflector, ok! Mas se estamos a falar de uma típica luz (de leds ou não) de presença em nevoeiro, um grande NÂO OBRIGADO!
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  freddy_krueger Sex Jan 22, 2010 9:24 am

YesterdayAdventure escreveu:1) NINGUÉM apresentou uma razão minimamente válida (que responda a uma verdadeira necessidade) para enfeitar a moto com luzes.
- Necessidade de segurança na estrada: Mais fácil verem-me, logo sinto-me mais seguro!
- Necessidade de aceitação no ambiente "ledomotard" (tb conhecida como necessidade social) Razz (rebuscada é certo)

Quanto aos faróis no capacete...bem acho qeu são ideais para andar "no monte" à noite...aí vês literalmente para onde olhas Smile Para mim, não sou muito de pesos no capacete...e tb não ando em offroads nocturnos (nem diurnos)
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  freddy_krueger Sex Jan 22, 2010 9:28 am

YesterdayAdventure escreveu:Tudo o que não for mais intenso do que as luzes de presença está ok, quanto a mim. Material reflector, ok! Mas se estamos a falar de uma típica luz (de leds ou não) de presença em nevoeiro, um grande NÂO OBRIGADO!
A sério?!?

- Eu os médios levantados...aceito (eu culpado...AI!)
- O Xenon quando levantado...TB
- Os farois adicionais...ok

Agora os leds...o brilho que emitem é minimo quando comparado com um farol de médios (basta ver o seu alcance como eu vi numa garagem fechada à noite). Acho que pouco mais luminam que os mínimos mesmo...

just my 2 cents
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  YesterdayAdventure Sex Jan 22, 2010 9:36 am

freddy_krueger escreveu:
YesterdayAdventure escreveu:1) NINGUÉM apresentou uma razão minimamente válida (que responda a uma verdadeira necessidade) para enfeitar a moto com luzes.
- Necessidade de segurança na estrada: Mais fácil verem-me, logo sinto-me mais seguro!

Teres a percepção que te vêem melhor e sentires-te mais seguro, não quer dizer que andes mais seguro. Depende de que iluminação instalas e como a usas. Numa esmagadora dos casos estou convencido (mas não posso evidentemente dar "provas" de tal em geral) que não servem para nada e noutros (espero que poucos) estou em crer que a instalação e/ou o uso é potencialmente perigoso, como já tentei explicar atrás. No teu caso, se bem entendi as luzinhas tens na tua só poderão servir para o teu segundo ponto... Wink (para além da história das mines não pagas aos amigos).

freddy_krueger escreveu:
- Necessidade de aceitação no ambiente "ledomotard" (tb conhecida como necessidade social) Razz (rebuscada é certo)

Quando leio este argumento, mesmo quando dito supostamente a brincar, só me apetece chorar. Sad Se algum dia perder um amigo (lagarto, lagarto) por causa destas brincadeiras das "luzinhas", com alguém que as tem mesmo seriamente perigosas, vou achar que há formas muito... (vou conter-me na linguagem)... palermas de viver a vida...
YesterdayAdventure
YesterdayAdventure
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 195
Idade : 114
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  enogueira Sex Jan 22, 2010 9:43 am

YesterdayAdventure escreveu:
1) NINGUÉM apresentou uma razão minimamente válida (que responda a uma verdadeira necessidade) para enfeitar a moto com luzes.

Acho que ainda não tinha metido a colherada neste tópico...

Para mim, não encontro grande necessidade em luzes adiionais numa moto para uso "normal".
No entando, estou a pensar mudar as luzes traseiras (presença, travão e piscas) por leds com a mesma intensidade de brilho. Faço-o apenas pela obvia redução de consumo eléctrico que estas lâmpadas permitem. Fico, assim, com maior segurança para ter o Autocom, o GPS e as meus adorados punhos aquecidos ligados, sem problemas de "derreter" a bateria.
Por questões estéticas não mudaria nada! Gosto da moto como está e acho que alterar algo que foi pensado por uma legião de engenheiros especialisatas na área parece-me um disparate.

Quanto aos faróis auxiliares, ainda não decidi se os coloco ou não. A eventual necessidade prende-se com uma maior sensação de segurança quando faço Coimbra-Chaves por AE e à noite. Com uns bons faróis de longo alcance teria uma muito maior visibilidade para a frente e para eventuais obstáculos. No entanto com os xenon da Varadero, que estão devidamente nivelados, a visibilidade já me permite viajar no ritmo que quiser sem grandes problemas.

Acima de tudo, não gosto de interferir com os outros utilizadores da estrada. Nunca fui de "xunings" nos carros e na mota muito menos. Defendo, apenas, tudo o que me fizer sentir e estar mais seguro.


Abraço
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Farois Suplementares (Hella) - Página 2 Empty Re: Farois Suplementares (Hella)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos