MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compras online

4 participantes

Ir para baixo

Compras online Empty Compras online

Mensagem  enogueira Qui Out 18, 2012 2:55 am

Olá!

Gostava de ouvir as vossas opiniões!

Pessoalmente, sou um adepto das compras online. Sabendo o que se pretende, é uma maravilha! Nunca tive qualquer problema e já comprei um pouco de tudo e de todo o mundo.

Obviamente, preferia comprar na "loja do bairro", mas não há onde comprar e quando se encontram lojas que vendem o que queremos: "Vai demorar 2 semanas!"...

Comprei recentemente algum material Autocom de uma conhecida loja inglesa. Antes disso mandei mail para um conhecido vendedor da marca perto de Lisboa.
Resultados:
-Portugal: 130 euros mais portes
-Inglaterra: 115 euros já com portes, uma semana para entrega e atenção: o preço inclui mais um item com um preço de pouco mais de 6€...

Ou seja, uma diferença de mais de 20€ por uma compra nas mesmas condições: envio por correio e sem montagem.


Como se justifica isto?... Como vou comprar o que quer que seja por cá?
Se é para as nossas lojas fazerem o que eu faço, que é mandar vir de fora, então ultrapasso um intermediário e poupo alguns €...

Comentários?
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  Nuno Freitas Qui Out 18, 2012 3:59 am

Também já comprei nos dois locais que falas, a diferença está na facilidade em resolver por ex situações de garantia.
Se por um lado poupas ao comprar na Internet por outro podes ou não ter dificuldade em aceder aos teus direitos quando o produto avaria.

No caso do importador Nacional o que posso confirmar é que sempre fui muito bem atendido e com resolução das questões colocadas, dois exemplos:
Quando solicitei situações de garantia, chegou mesmo a ultrapassar o prazo exigível por lei de 2 anos e resolveu a situação.

Quando solicitei material para resolver uma avaria, situação que só me apercebi mesmo em cima da data para abalar de viagem, enviou a encomenda por correio azul em tempo record e apenas paguei por transferência bancária quando regressei de viagem.


É no atendimento mais personalizado que está a diferença, agora também depende das peças/equipamento que estejas a comprar, em que pode não ser importante o entendimento nem o serviço pós-venda, nesse caso é comprar na NET.
Nuno Freitas
Nuno Freitas
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 279
Idade : 49
Localização : Faro
Moto do momento : Yamaha FJR 1300
Aprilia Mojito 125
EX:Suzuki GSX 1400
EX:Yamaha XJR 1200
Data de inscrição : 29/09/2009

http://www.anem.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  enogueira Qui Out 18, 2012 4:23 am

Entendo isso e concordo plenamente. No entanto, acontece-me frequentemente ir a alguma loja e solicitar apoio e o que consigo é a conversa do costume... Não consigo opiniões com conhecimento real do produto em questão. Parece que dizem o que acham que quero ouvir...

Quanto à garantia, sim, pode ser um problema em compras online. Mas por exemplo nesta minha compra, a diferença de valores dá para pagar cerca de metade de um set novo... Vale a pena arriscar, não?...

Anda assim, o que mais sinto falta é da variedade de material. Qual a loja que tem um stock completo, seja do que for? Na net temos quase sempre tudo...

Ideal mesmo era viver ao lado das grandes lojas online que conhecemos... Very Happy

enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  freddy_krueger Qui Out 18, 2012 6:36 am

O que já notei em variadas lojas (dos mais diversos produtos), é que quando nós dominamos mais ou menos o tipo de produto e "fuçamos" na net por muita informação, raramente a pessoa atrás do balcão sabe mais que nós...só se for um produto que estejam mesmo à vontade ou que sejam especializados.

É natural que seja mais caro aqui no burgo...temos custos mais caros (daí não termos produtividade), sejam custos reais (como Iva's e, combustíveis, etc...) como seja os custos "fabricados" (seja o carro da empresa que em vez de ser um kangoo, não compra-se logo um BMW que dá mais estilo...)

P.S. Nada tenho contra os Bmw, até os acho bem catita... aliás como as kangoo que são BEM FIXES (apenas têm funções e custos diferentes)!!!
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  RuiSilva Qui Out 18, 2012 6:39 am

Concordo plenamente com o Nuno, as compras em lojas físicas podem e habitualmente tornam o processo de garantia muito mais simples. Se nos referirmos a produtos que não tem componentes electrónicos e a garantia não poderá ser aplicada concordo em comprar online.

Obviamente que se a diferença de preço for significativa também compro online, mas por 20€ num produto que custa mais de 100€, eu não arriscaria...
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  enogueira Qui Out 18, 2012 6:44 am

freddy_krueger escreveu:O que já notei em variadas lojas (dos mais diversos produtos), é que quando nós dominamos mais ou menos o tipo de produto e "fuçamos" na net por muita informação, raramente a pessoa atrás do balcão sabe mais que nós...só se for um produto que estejam mesmo à vontade ou que sejam especializados.

O único problema é que vender para um mercado algo restrito como é o motociclismo exige que tenhas algo mais para oferecer... Ou sabes perfeitamente o que estás a vender, para que serve e que alternativas podes oferecer, ou então, mesmo sendo numa loja, não passará de uma compra por catálogo...

E, se eu consigo ir pesquisar na net e ficar a entender alguma coisa de qualquer assunto, também os vendedores o podem fazer e têm obrigação de o fazer, não?

A questão da garantia também é um pouco variável... Muitas vezes o que o lojista faz é o mesmo que tu farias: recebe o item e envia-o para a marca ao abrigo da garantia. Nada mais!
Ok! Pode ficar mais barato e ser mais simples, mas as coisas agora são fiáveis e pouco avariam. Será que compensa o preço mais elevado que pagamos na compra? Obviamente, depende do tipo de artigo que estejamos a falar! Continuo a comprar apenas um pequeno número de coisas online! E não tenciono deixar de ir às lojas nunca!

enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  RuiSilva Qui Out 18, 2012 6:49 am

enogueira escreveu:(...) Será que compensa o preço mais elevado que pagamos na compra? Obviamente, depende do tipo de artigo que estejamos a falar! Continuo a comprar apenas um pequeno número de coisas online! E não tenciono deixar de ir às lojas nunca!

Na minha opinião, no artigo que referes, por 20€ eu preferia ter um contacto em Portugal, pelo menos porque existe um livro de reclamações onde posso queixar-me e receber uma resposta posteriormente. Se não existisse em PT ou a diferença de preço fosse mais significativa, aí arriscaria.

Mesmo pneus para a moto quando a diferença não é transcendente prefiro adquiri-los em PT, mesmo não se aplicando a possibilidade de garantia... (que eventualmente até pode ser necessário)
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  enogueira Qui Out 18, 2012 6:52 am

Olha... Agora já é tarde!!... Wink
Já comprei nesta loja e foram sempre impecáveis! E ao ser dentro da Europa. mesmo que com mais algum trabalho, podes activas a garantia na mesma!

Assim que o material chegar, logo vemos que tal foi desta vez! Rolling Eyes
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  enogueira Qui Out 18, 2012 6:58 am

Estava a reler os post's anteriores e não quero que fique uma ideia errada!

O meu contacto com a loja portuguesa que todos conhecem no meio dos Autocom foi excelente! Enviei mail à noite e no dia seguinte de manhã tinha a resposta (enviada por telemóvel e tudo!).

A minha ideia com o tópico era apenas discutir as diferenças de preços, muitas vezes muito maiores que no caso que apresentei e também as vossas experiências!

NÃO FOI de forma alguma uma "reclamação" contra a loja portuguesa. Aliás, já contactei previamente com eles e cheguei a comprar material e foi tudo impecável!

Fica a informação! What a Face

enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  RuiSilva Qui Out 18, 2012 7:05 am

Já adquiri itens na FC-MOTO e o serviço foi excelente! Nada apontar!

Mas cada caso é um caso específico, e tem de ser analisado se justifica ou não.
Na minha opinião tem de se ponderar o seguinte:
- Diferença de preço
- Localização de envio (fora da UE pode ter custos alfandegários)
- Tipo de produto (electrónico ou consumível que pode ou não necessitar de garantia com mais ou menos facilidade)

OBS: Excelente tópico! Very Happy
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  enogueira Qui Out 18, 2012 7:27 am

Eu também já comprei muitos artigos online. Desde lojas ditas comuns até compras e leilões no ebay.
E ao longo dos anos algumas coisas curiosas aconteceram.
Um exemplo, que acho que retrata na perfeição o que tenho tentado dizer:
Quando estava a preparar a minha viagem para os alpes tive necessidade de comprar mapas. Escolhi, claro, os comprovados Michelin. Em Portugal, supostamente não há melhor que ir à Bertrand, pois parece que são os importadores.
Bem, fui a uma loja e pedi as referências.
Não tinham!
O que fez o funcionário? Foi ao seu computador e foi ao site da Michelin!!!! No final apresentou-me um preço cerca de 20% mais caro que o que eu tinha na Amazon.co.uk e um prazo de entrega de entre 3 a 4 semanas!!!!

O que fiz? Nada!! Agradeci e vim embora. Em casa fiz o pedido para a Amazon. Paguei e recebi em casa em 3 ou 4 dias!

Como é que isto pode acontecer??!!
enogueira
enogueira
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2036
Idade : 45
Localização : Chaves
Moto do momento : Honda Pan European 1300
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  RuiSilva Qui Out 18, 2012 8:07 am

enogueira escreveu:O que fiz? Nada!! Agradeci e vim embora. Em casa fiz o pedido para a Amazon. Paguei e recebi em casa em 3 ou 4 dias!

Como é que isto pode acontecer??!!

A Bertrand perdeu um cliente (temporária ou definitivamente), o serviço prestado foi péssimo pois o tempo de entrega é degradante para uma Europa (mundo) de rápida logística, no entanto a Michelin vendeu na mesma e o cliente ficou satisfeito.
Compreendo perfeitamente e esse seria um caso que iria optar pela compra online sem qualquer dúvida.
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  freddy_krueger Qui Out 18, 2012 10:25 am

Pois...é como tudo...

Se formos profissionais e dedicados ao que fazemos, teremos certamente mais possibilidades de singrar...

Tudo implica dedicação e formação...quem duvidar disso não deve ir muito longe... (raio já pareco um chefe... só me falta ganhar algum...).

Um ABraço
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compras online Empty Re: Compras online

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos