MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

5 participantes

Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  falcao Dom Nov 09, 2008 7:30 pm

No dia 21 de julho de 2008 levei minha Honda Varadero para a revisão de 18 mil km na Minas Motos Ltda, concessionária credenciada pela Moto Honda do Brasil Ltda.

Uma semana depois, com menos de 200 km, resolvi trocar os pneus da referida moto, levando-a à ZOOM MOTOCENTER, de vez que as concessionárias Honda não vendem pneus, e nem fazem a montagem. Lá, foi constatado que as pastilhas traseiras já tinham vida útil esgotada, comprometendo a segurança na condução da moto. Autorizei a substituição das pastilhas, e, evidentemente, fiquei indgnado, pois acabara de fazer a revisão da moto numa loja credenciada. Houve grave falha na prestação do serviço, pois as pastilhas são importantes para uma condução segura. Retornei em seguida à à Minas Motos Ltda para dar ciência da falha nos serviços de revisão, inclusive mostrando as pastilhas substituídas.

No presente mês de novembro tive que novamente proceder a revisão, agora dos 24 mil km, tal como recomendado no manual do proprietário. Mas, em qual concessionária levar a motocicleta, já que a capital mineira dispõe de três lojas credenciadas? Até então fizera a revisão de 6 mil km, 12 mil e 18 mil, todas elas, na Minas Motos Ltda. Em razão do episódio das pastilhas, imaginando que a revisão é de “mentirinha”, resolvi levá-la na By Moto.

Deixei a moto no dia 04 de novembro e no dia 05, recebi um telefonema do Chefe da Oficina da By Moto, Guilherme, dizendo-me que o filtro de ar estava em péssimo estado e que deveria ter sido trocado na revisão de 18 mil km, tal como previsto no manual do proprietário. Questionou-me se os outros serviços foram executados: drenagem do fluido do freio, troca de óleo...etc. Eu senti-me ridicularizado, pois competia-me levar a moto numa concessionária Honda, e não poderia ser numa concessionária qualquer, mas uma Concessionária Honda credenciada pela Honda, para lidar com motos importadas. Fui pessoalmente à By Moto, e concordei que o filtro de ar não fora trocado pela Minas Motos, pois o item não foi cobrado. Constatei, mais uma vez, falha grave no serviço de revisão, pois o filtro de ar é item intimamente relacionado ao bom funcionamento do motor. A omissão da concessionária poderia prejudicar o desempenho da moto, trazendo prejuízo para a Moto Honda do Brasil Ltda, pois a moto encontra-se ainda com garantia de fábrica, ou mesmo, prejuízo para o cliente, se o problema viesse a se manifestar depois de já extinto o prazo da garantia.

Na By Moto cobraram-me R$ 343,00, pela revisão, incluído o óleo e o filtro de óleo. Não fiz nenhuma observação quanto à moto, pois não havia nenhum problema no seu funcionamento, nenhum chiado, nenhum barulho, nada! Pois bem, deixei a moto com o recepcionista, e no dia seguinte ele me ligou para dizer o seguinte: é preciso lubrificar os cabos, é preciso lubrificar a caixa de direção, é preciso lubrificar a coluna de direção, e o orçamento passou para R$ 1200 ( um mil e duzentos reais). Eu que pensava que o canibalismo já estava extinto no Brasil, fiquei em apuros, pois vi que queriam me comer vivo. Fui lá e demonstrei que todos aqueles procedimentos estavam previstos no manual e ele me fornecera o preço por escrito na entrega da moto, e que todos as lubrificações teriam que ser feitas no preço combinado. O fato foi ao conhecimento de um tal supervisor e ele concordou comigo, acrescentando-se apenas o valor do filtro de ar (R$ 98,00) e o óleo da suspensão. Ufa!

Posso afirmar que até a presente data a aquisição da Honda XL 1000V Varadero tem sido motivo de inúmeras emoções e prazer. Trata-se de produto da melhor qualidade, alta tecnologia, trazendo-me enorme satisfação pela marca. As fotos das minhas viagens tem sido partilhadas com milhares de motociclistas no Brasil e no exterior, através das comunidades virtuais. No entanto, o meu relato deixa claro a falta de consonância entre o produto Honda e suas concessionárias. Além das graves omissões apontadas, tenho constatado, nas conversas com recepcionistas, o absoluto desconhecimento técnico da motocicleta. Convém destacar um aspecto: sempre dizem que irá ser feita a limpeza do carburador; possivelmente confundindo twister com varadero. Esse é o motivo pelo qual sou tomado por um sentimento de insegurança e receio, quando deixo a moto para revisão numa concessionária autorizada pela Honda, torcendo apenas para que ela não seja danificada, e rezando, invocando todos os santos , para que o mecânico que irá toca-la tenha uma formação que o recepcionista não logrou obter.

Os episódios colocam em xeque a credibilidade das concessionárias, posto que cobram valores elevados por serviços que, a rigor, não são executados. Tenho colhido depoimentos em geral, e percebido que o senso comum, é no sentido de ser perda de tempo e de dinheiro levar a moto numa revendedora credenciada.

Escrevi este relato para a Honda do Brasil Ltda para mostrar, com sinceridade, o meu sentimento diante do ocorrido, a minha intranqüilidade para as futuras revisões, esperando que as ações da fábrica de treinamento e qualificação possam surtir efeito, e os consumidores possam futuramente, quem sabe, encontrar nas revendedoras a mesma satisfação que possuem ao pilotar a Honda XL 1000.
falcao
falcao
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 12
Idade : 61
Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  Sérgio Castro Seg Nov 10, 2008 2:07 am

Infelizmente Falcão não é só no Brasil que nos tentam comer vivos nos concessionários.

Acho até que a coisa é recorrente e ddeve ser mesmo prática comum em muitos dos concessionários.

Vamos partir para apaulada que eles aprendem rápido que não se brinca lol!
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2946
Idade : 45
Localização : Mozelos - Santa Maria da Feira
Moto do momento : A pé Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

http://naestradacom.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  RuiSilva Seg Nov 10, 2008 12:10 pm

Nem sempre as concessionárias trabalham da mesma forma, mas depende também do cliente.

Explico-me!

No meu caso, na revisão dos 12.000km mudaram-me o filtro de ar e velas, sem no entanto trocar as pastilhas de travão traseiras, no entanto informaram-me do mesmo, pois disseram-me que as pastilhas não chegariam aos 18.000km mas ainda serviam para mais kms!!!

A definição de novo, usado, ou ainda pode dar para uns kms depende de concessionária para concessionária. Eu acompanho as revisões e sempre me informaram bem. Começa acompanhar as revisões da tua Varadero, além de te informarem melhor evitas este tipo de problemas.

Abraço!
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  falcao Seg Nov 10, 2008 2:14 pm

Olá Rui,

Penso que a omissão na troca de pastilhas e do filtro de ar são indesculpáveis. O filtro, por exemplo, teria que ser trocado, imperativamente, aos 18 mil km, independentemente do seu estado. Trata-se de uma imposição do manual de revisão. study

Quando levei a moto na By Moto, não exibi o manual, que traria depois. Penso que imaginaram tratar-se de uma revisão "fora" da garantia e, então, praticaram preços extorsivos. Quando retornei, apresentei o manual com todas as revisões anteriores, foi mantido o preço combinado na contratação dos serviços. affraid

Concordo com você sobre a importância da comunicação. Laughing Sobretudo uma boa comunicação interna na oficina, entre mecânico e recepcionista, pois o cliente não tem acesso ao mecânico.

Abraços,

Falcáo.
falcao
falcao
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 12
Idade : 61
Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  freddy_krueger Seg Nov 10, 2008 5:31 pm

falcao escreveu:Concordo com você sobre a importância da comunicação. Laughing Sobretudo uma boa comunicação interna na oficina, entre mecânico e recepcionista, pois o cliente não tem acesso ao mecânico.

Nós cá (pelo menos no norte) temos acesso ao mecanico e podemos inclusivamente assistir à revisão da menina!!

Aliás, na última reunião o mecânico até me queria dar as velas antigas da moto (eu é que não me apeteceu levar mais lixo para casa...).

Um Abraço Tuga
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  RuiSilva Ter Nov 11, 2008 6:30 am

Não esquecer que embora o manual diga para trocar o filtro aos 18.000km este até poderia encontrar-se em muito bom estado, o que não seria problemático e permitiria-te gastar menos dinheiro... Obviamente que, encontrando-se em muito mau estado deveria ter sido trocado conforme indicações do manual.

Os concessionários, por norma, trocam mais do que é habitual, não é habitual vê-los a trocar menos material do que seria suposto... Suspect
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  Trilho Ter Nov 11, 2008 7:48 am

POr acaso na revisão dos 36.000km da minha VFR que foi feita só aos 38.000Km, não foi trocado o Filtro do Ar, porque o mecanico disse que não valia a pena, que estava em condições até á proxima revisão.

Esta é para o Fredy Twisted Evil eu só mudei o oleo da mota com cerca de 9.000Kms é claro que foi falado com o mecanico (oficial Honda)e foi ele proprio que disse que não havia qualquer problema, é claro que já não estou na garantia Rolling Eyes , mas um bom dialogo com a oficina é sempre bom e se não forem "fundamentalistas" com o manual de revisões fazem-nos poupar uns trocos, e nisso estava muito bem servido com Tino.
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  freddy_krueger Ter Nov 11, 2008 8:01 am

Falaste bem...
Trilho escreveu:Esta é para o Fredy Twisted Evil eu só mudei o oleo da mota com cerca de 9.000Kms é claro que foi falado com o mecanico (oficial Honda)e foi ele proprio que disse que não havia qualquer problema, é claro que já não estou na garantia Rolling Eyes , mas um bom dialogo com a oficina é sempre bom e se não forem "fundamentalistas" com o manual de revisões fazem-nos poupar uns trocos, e nisso estava muito bem servido com Tino.
Concordo a 100% contigo.

Aliás, o recomendado pela Honda (construtor) são mudas de óleo a cada 10.000kms na maior parte dos seus modelos.
freddy_krueger
freddy_krueger
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 4461
Idade : 44
Localização : Mozelos, S.M.Feira
Moto do momento : Sym Fiddle 125 ST IRON Smile
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  falcao Ter Nov 11, 2008 6:46 pm

Hoje retirei a moto. Passei no Alexandre mecânico (GS motos) e ele conferiu e disse que está tudo ok, inclusive as lubrificações. Coincidentemente ele conhece um mecânico da concessionária, que na hora do almoço, tira uma soneca Sleep na oficina dele. E lhe contou que o dono da concessionária deu muitas ovadas no pessoal, lol! inclusive no supervisor. Penso que, doravante, os clientes serão muito bem tratados! Very Happy
falcao
falcao
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 12
Idade : 61
Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  falcao Ter Nov 11, 2008 6:52 pm

Trilho escreveu:POr acaso na revisão dos 36.000km da minha VFR que foi feita só aos 38.000Km, não foi trocado o Filtro do Ar, porque o mecanico disse que não valia a pena, que estava em condições até á proxima revisão.

Pelos caminhos que tenho feito, impunha-se a troca. Aliás, descobri algumas chaves que se desprenderam e estavam debaixo do tanque. É possível que na revisão anterior não tivessem sequer retirado o tanque...

http://clubevaraderoportugal.pt/cvp/html/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=753
falcao
falcao
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 12
Idade : 61
Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  falcao Qui Nov 13, 2008 7:34 am

Eu já estava relaxando quando recebi a seguinte mensagem do varaderista lisboeta:
shock: Shocked

Olá pessoal

Estou a ver que no Brasil as oficinas são muito amigas dos vossos reais essa de lubrificar a caixa de direcção e a coluna é espantosa principalmente quando não há queixas por parte do proprietário.
Isso é montado com uma massa lubrificante própria na fabrica e está num compartimento mais ou menos selado.
Em principio só se volta mexer quando quando se apertam as caixas de direcção e mesmo assim nem se costuma lubrificar.

um abraço e bons passeio de Varadero, e bons churrascos também...
_________________
Jaafa
falcao
falcao
Penantes...
Penantes...

Número de Mensagens : 12
Idade : 61
Moto do momento : XL 1000 varadero
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS Empty Re: REVISÕES NAS CONCESSIONARIAS AUTORIZADAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos