MotoEvasao
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manual do bom Pendura

+4
Victor
mouse
Sandrine Amorim
Trilho
8 participantes

Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Manual do bom Pendura

Mensagem  Trilho Qua Jun 03, 2009 8:06 am

..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..


Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :


O PENDURA É CARNE MORTA!


Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor. ( Eheheheh )



1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.



2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha atrás.



3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer : "Olha que já não vejo nenhuma moto!"



4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.



5. Igualmente, é o navegador da equipa.



6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.



7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.



8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.



9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.



10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.



11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.



12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.



13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...



14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.



15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.



16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.

A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Sandrine Amorim Qua Jun 03, 2009 8:18 am

Isto foi uma indirecta, tás com algum problema com a tua pendura Twisted Evil Twisted Evil
Sandrine Amorim
Sandrine Amorim
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 173
Idade : 48
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qua Jun 03, 2009 8:21 am

Trilho escreveu:..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..


Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca :


O PENDURA É CARNE MORTA!

É impressão minha ou queres passar uma temporada a pão e água??? Twisted Evil

Continua assim e ainda levas mal entres em casa.


PS- As restantes informações até são de importância. Gostei da parte de tesoureiro What a Face
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Victor Qua Jun 03, 2009 8:39 am

Eu já disse e vou repetir:

Pendura é excesso de peso numa moto. Mais consumo e mais gasto da máquina. Fora aquelas que estão sempre a mandar vir ( poluição sonora ).

Sejam ecológicos e amigos do ambiente. No more penduras!
Victor
Victor
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 1567
Idade : 49
Data de inscrição : 19/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Trilho Qua Jun 03, 2009 8:57 am

Sandrine Amorim escreveu:Isto foi uma indirecta, tás com algum problema com a tua pendura Twisted Evil Twisted Evil

Já foste melhor, mas até nem te portaste MUITO MAL no fim de semana passado Wink sem querer até rocei as botas por 2 vezes Embarassed , tenho que te preparar para Setembro, para fazer as curvas de Andorra Twisted Evil Twisted Evil

Mouse a minha já está educada para ser a tesoureira Laughing e oubi dizer que arranjaste maneira de "calar" a pendura, escondeste o auricular dela, e disseste que o perdeste Evil or Very Mad Evil or Very Mad Suspect Suspect Suspect lol! lol! lol!

Ó Bitó falas, falas, mas não largas a pendura, só quando tens a mota a pintar, ou a aumentar o membro Suspect , etc Laughing
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qua Jun 03, 2009 9:04 am

Trilho escreveu: a aumentar o membro Suspect , etc Laughing

COMO?????? HUMMM Twisted Evil
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qua Jun 03, 2009 9:08 am

Trilho escreveu:
Mouse a minha já está educada para ser a tesoureira Laughing e oubi dizer que arranjaste maneira de "calar" a pendura, escondeste o auricular dela, e disseste que o perdeste Evil or Very Mad Evil or Very Mad Suspect Suspect Suspect lol! lol! lol!

Tão bem escondido que um novo me ficou por cerca de 170 euros What a Face
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  RSC Qua Jun 03, 2009 9:25 am

Esta preciosa informação deveria fazer parte do programa escolar, com especial incidência nos elementos femininos.

É verdade que são lastro, e como tal de evitar, mas admitam que há situações em que são toleráveis, tal como naquelas alturas em que travamos mais forte, elas agarradas às pegas da moto, e sentimos no cimo das costas dois suaves pontos de apoio. Isto com penduras fêmeas, claro, mas cada um leva o tipo de pendura que gosta.
Very Happy
RSC
RSC
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 43
Idade : 64
Moto do momento : Honda VFR RC24II / BSA 350 B31
Data de inscrição : 24/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Sandrine Amorim Qua Jun 03, 2009 9:31 am

Trilho escreveu:

Já foste melhor,
já pensaste que o facto disso pode ter a ver contigo. affraid affraid affraid lol! lol! e não comigo.
Outra coisa , nem sabes o que te espera logo à noite:twisted: Twisted Evil (tás feito)
Sandrine Amorim
Sandrine Amorim
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 173
Idade : 48
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qua Jun 03, 2009 9:32 am

RSC escreveu:Esentimos no cimo das costas dois suaves pontos de apoio. Very Happy

O principal problema é quando o banco escorrega e ficas tu com os teus 2 pontos suaves apertados affraid
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Mamã Dora Qua Jun 03, 2009 10:06 am

Isto está muito bonito, está, está!!!! Laughing
Mamã Dora
Mamã Dora
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 381
Idade : 47
Localização : V.N.Gaia
Moto do momento : Suzuki Bandit 600 de 99... mandem vir o Sol para eu poder praticar mais!
Data de inscrição : 18/08/2008

http://www.docesalgado.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qua Jun 03, 2009 10:29 am

Mamã Dora escreveu:Isto está muito bonito, está, está!!!! Laughing

Deixa lá......logo deve ficar bem pior affraid affraid
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  RSC Qua Jun 03, 2009 10:56 am

mouse escreveu:
O principal problema é quando o banco escorrega e ficas tu com os teus 2 pontos suaves apertados affraid

Se a pendura não chegou ainda ao nível de não se deixar escorregar no banco, o que é mau, teremos de usar coquilha para protecção dos ditos.
RSC
RSC
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 43
Idade : 64
Moto do momento : Honda VFR RC24II / BSA 350 B31
Data de inscrição : 24/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  RuiSilva Qua Jun 03, 2009 3:13 pm

Eram estas informações que deviamos aprender nas aulas de condução de moto!
RuiSilva
RuiSilva
Moto-Evadido
Moto-Evadido

Número de Mensagens : 3419
Idade : 42
Localização : Portugal, Gaia
Moto do momento : Honda NC 750x
Data de inscrição : 18/07/2008

http://www.rsilva.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Mamã Dora Qui Jun 04, 2009 3:32 am

RuiSilva escreveu:Eram estas informações que deviamos aprender nas aulas de condução de moto!

Daqui a nada inventam uma carta para pendura, ainda tinhamos todas de ter aulas na escola de condução e ir a exame, para ficarmos habilitadas para andar penduras... scratch What a Face
Mamã Dora
Mamã Dora
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 381
Idade : 47
Localização : V.N.Gaia
Moto do momento : Suzuki Bandit 600 de 99... mandem vir o Sol para eu poder praticar mais!
Data de inscrição : 18/08/2008

http://www.docesalgado.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  RSC Qui Jun 04, 2009 3:49 am

Ora aí está uma excelente ideia. Very Happy
A bem da segurança rodoviária.
RSC
RSC
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 43
Idade : 64
Moto do momento : Honda VFR RC24II / BSA 350 B31
Data de inscrição : 24/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Trilho Qui Jun 04, 2009 4:04 am

Acho principalmente os pontos 1, 3, 9, 11, 12, 15, 16 de grande importancia, e não estou com isto a falar da minha querida pendura Wink (que ontem à conta disto obrigou a fazer o jantar Evil or Very Mad Shocked ), mas sim para os/as penduras em geral, moto+condutor+pendura=1, estes 3 elementos têm que conjugar como um todo.
A juntar a isto falta colocar aqui as regras de condução em grupo, que quanto a mim são fundamentais para que num passeio as coisas corram pelo melhor, sem que se perca ninguém pelo caminho, por ex.
Trilho
Trilho
Bicicleta
Bicicleta

Número de Mensagens : 432
Idade : 49
Localização : Fiães-Sta Maria da Feira
Moto do momento : Honda VFR 800 fi 2001
Data de inscrição : 22/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qui Jun 04, 2009 4:24 am

Mamã Dora escreveu:
RuiSilva escreveu:Eram estas informações que deviamos aprender nas aulas de condução de moto!

Daqui a nada inventam uma carta para pendura, ainda tinhamos todas de ter aulas na escola de condução e ir a exame, para ficarmos habilitadas para andar penduras... scratch What a Face

Apesar de mulher, até que nem pensas nada mal What a Face
Espero é que ninguém das escolas de condução esteja a ler, ou ainda arranjam maneira disso acontecer. affraid
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  mouse Qui Jun 04, 2009 4:25 am

Trilho escreveu:
A juntar a isto falta colocar aqui as regras de condução em grupo, que quanto a mim são fundamentais para que num passeio as coisas corram pelo melhor, sem que se perca ninguém pelo caminho, por ex.

E faltam também as regras e as melhores técnicas de como fazer uma mala para um passeio de 2 dias sem terem de levar coisas suficientes para uma semana What a Face
mouse
mouse
Moto-turista
Moto-turista

Número de Mensagens : 2459
Idade : 51
Localização : Fiães e Ponte da Barca
Moto do momento : Yamaha FJR
Ex-Honda CBF
EX- Pegaso 650
Data de inscrição : 21/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Carla Andrade Qui Jun 04, 2009 6:01 am

Trilho escreveu:Ó Bitó falas, falas, mas não largas a pendura, só quando tens a mota a pintar, ou a aumentar o membro Suspect , etc Laughing

Vês como chegaste lá?! Falam, falam,...mas depois a realidade é outra, como se sabe Twisted Evil


Está claro que há algumas "regras" que todos temos de ter em conta, quando vamos como pendura numa moto (isto para mulheres e homens!!). Eu concordo com as regras 1, 3, 6, 7, 11 e 12.

A que concordo mais é a nº 12 (Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito). Acho que quanto mais próximo do condutor, melhor! Twisted Evil

Não concordo em nada, com a nº 14 (Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa). A 70/80 Km acaba a conversa???!!! Quê??? Eu tenho grandes conversas com o Victor a 200 e tal km/h, não é?

E Mouse, só se fica com os dois pontos suaves apertados, se o condutor, travar de forma brusca! Aí não temos pena!! Razz


E com estas histórias de posições na moto e tal...deixo-vos uma imagem de um lenço meu, que gosto particularmente e que também tem tudo a ver com posições nas motos... Laughing Laughing


Manual do bom Pendura Esq.th
Carla Andrade
Carla Andrade
Triciclo
Triciclo

Número de Mensagens : 87
Idade : 42
Localização : Vila do Conde e Ermesinde
Moto do momento : À espera da Drag Star...
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do bom Pendura Empty Re: Manual do bom Pendura

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos